O gin é um destilado feito desde o século XVII. Surgiu como uma tentativa de remédio para os rins que não deu certo, sendo atualmente um drink. Vamos ver sobre!
O sabor característico dessa bebida se dá pela mistura de dois ingredientes essenciais: álcool e zimbro. Nos drinks, o líquido pode ser misturado de variadas formas.
O álcool é liberado da fermentação da base do gin, que são cereais. Depois disso, acontece um processo que é chamado de destilação, ou seja, água é adicionada a esse líquido.
A mistura é colocada em alambiques, onde também são acrescentadas especiarias, pra dar sabor ao produto, e fica lá curtindo, de acordo com o tempo de cada fabricante.
Um reator quente é usado pra macerar os ingredientes da mistura que ficou no alambique, que é curtida por mais um tempo. Isso pode levar dias ou horas.
Há o dry gin e o dutch gin. O dry tem sabor seco, feito de álcool de grãos. Já o dutch tem o álcool como resultado da fermentação de cevada e milho, o que deixa ele mais doce.
Processo interessante, né? Vem cá conhecer mais sobre outras bebidas consumidas no Brasil! Lembrando que são destinadas pra maiores de 18, sempre com moderação.