Esse ano a gente vai para o Catar e, com isso, muitos vão ter um contato maior com o Oriente Médio, uma região interessantíssima. Olha só algumas curiosidades:
A maior parte do Oriente Médio fica na Ásia, mas a região também tem um "pézinho" na África — com o Egito — e na Europa — por conta da Turquia.
Anota aí, a região é composta por: Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia.
A região não tem uma única língua oficial. As principais faladas por ali são o árabe, o persa, o aramaico, o hebraico e o turco.
O Mar Morto, que fica entre Israel e a Jordânia, é o ponto mais baixo do mundo — fica em 424 metros abaixo do nível do mar. Sua água é tão salgada que as pessoas flutuam. Incrível!
3 das 7 maravilhas do mundo antigo ficam no Oriente Médio: as Pirâmides de Gizé, o Farol de Alexandria e os Jardins Suspensos da Babilônia.
É o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele tem incríveis 828 metros e 163 andares. É praticamente 3 vezes maior que o mais alto do Brasil!
A região é cheia de recursos naturais que são importantíssimos para todo o mundo, principalmente de petróleo. Por isso, a maior parte da economia da região é exportação.
É bem quente, viu? Com muitos desertos e poucos rios, o clima da região é bem seco e quente. Um pouco mais ao norte, como na Turquia, as coisas ficam mais tranquilas.
Eu sim! Não me aguento mais de ansiedade para os jogos que vão rolar no Catar — e espero você para acompanhar comigo, hein?! Enquanto não começa, continue aqui!