Salve, tropa! O futebol tem várias regrinhas, né? Pra ajudar nessa dinâmica, surgiu o VAR. Mas você sabe como ele funciona? Vem cá que a gente explica mais sobre ele!
A sigla vem de Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo. Ele ajuda o árbitro de campo nos lances mais difíceis do jogo. Bem que podia ter naquele jogo com os amigos, né?
A conversa acontece por meio de um sistema eletrônico, onde ambos se falam quando surge alguma dúvida durante algum lance, tanto de campo para o de vídeo como ao contrário.
Os dois árbitros revisam o lance, pra saber se alguma marcação precisa ser feita ou se o jogo pode continuar sem nenhuma interferência.
Mas não é em qualquer hora do jogo que o VAR pode interferir, sabia? São em somente 4 momentos: gol, pênalti, cartão vermelho e erro na identificação de algum jogador.
Claro! E mais: pra acabar com as reclamações sobre tempo, uma nova inteligência artificial foi implantada, que promete conseguir otimizar a decisão de lances de impedimento.
Ela é um sensor instalado nas bolas que envia dados pros árbitros de vídeo. Esse dados têm informações de onde a bola estava localizada no momento do passe ou chute nela.
Quando tiver uma suspeita de irregularidade, os árbitros de vídeo são notificados e checam o lance pra dar o veredito. Feito isso, passam a informação pro árbitro de campo.
É ele que analisa a informação do VAR e tem a palavra final de tudo que acontece em jogo! Por isso, é importante ressaltar que o VAR é apenas um auxílio pra esse árbitro!
Agora tá craque no conhecimento sobre VAR. Se que virar uma enciclopédia do futebol, conheça também as curiosidades sobre a bola de futebol, vem cá ver!