A fabricação da cerveja tem vários processos pra garantir que ela tenha qualidade e sabor, pra ser consumida por maiores de 18 anos. Confira os 5 principais a seguir!
Diferente de outras bebidas consumidas no Brasil, os elementos-base pra produzir cerveja são: malte, água, fermento e lúpulo, podendo variar dependendo do fabricante.
Há a mistura do malte com a água, o que gera o mosto, que nada mais é do que uma mistura com característica açucarada. Esse mosto é a base da cerveja.
A mistura é aquecida pra ficar homogênea, os amidos são transformados em açúcar e a mistura é filtrada. Outro importante ingrediente é colocado, o lúpulo, e tudo é resfriado.
O líquido tem a adição do fermento e é colocado em tanques, conhecidos como fermentadores. Nesse processo, o fermento processa o açúcar em gás carbônico e álcool.
Essa fase é crucial pra que a cerveja tenha o seu sabor característico, pois o processo gera outras substâncias responsáveis pela parte do paladar e do aroma da bebida.
Aqui há um resfriamento brusco, o que faz com que a decantação ocorra e a maturação inicie. O sabor da cerveja é aprimorado nesse momento, que pode durar de 6 a 30 dias.
Chegando pro final, a filtração é feita pra que o visual da cerveja fique como é conhecido: transparente, sem sedimentos do preparo.
Aí é só finalizar! O líquido é colocado em recipientes e é feita a pasteurização. Ela é muito importante, garantindo a qualidade e a validade de 6 meses pro produto.
Complexo, não é mesmo? Venha conhecer também como outra bebida que está em alta é feita — o gin. Lembrando que o consumo deve ser com moderação e para maiores de 18 anos.